Técnico de Marketing
Perfil de Desempenho
O Técnico de Marketing é o profissional qualificado apto a colaborar na elaboração de estudos de mercado e apoiar o estudo do comportamento do consumidor/cliente com o objectivo de ajudar a definir/redefinir segmentos de mercado, permitindo o ajustamento permanente da actividade da empresa com o mercado, e de colaborar na definição das estratégias de marketing-mix e operacionalização de políticas de gestão, centradas nas necessidades e satisfação do cliente/consumidor.
Atividades Desenvolvidas
- Colaborar na elaboração e realização de estudos de mercado, bem como no apoio à caracterização do perfil do consumidor/cliente alvo da empresa;
- Contribuir para a definição e caracterização do segmento alvo, suportado pelas estratégias de segmentação.
- Operacionalizar políticas de gestão de marketing-mix da empresa, executando tarefas respeitantes à análise dos produtos, preços e vendas
- Operacionalizar políticas de comunicação da empresa, nomeadamente contactando clientes, fornecedores ou outras entidades ligadas directa ou indirectamente à actividade da empresa;
- Operacionalizar políticas de lançamento e promoção de novos produtos;
- Colaborar na definição de políticas de atendimento, acompanhamento e fidelização de clientes;
- Colaborar na elaboração do plano de marketing da empresa, bem como no planeamento e implementação de acções pontuais de marketing, nomeadamente recolhendo e organizando os elementos necessários à sua execução.
Plano Curricular
Componentes de Formação | |
Sócio Cultural | Português Inglês Área de Integração TIC Educação Física |
Científica | Matemática Economia |
Técnica |
Comportamento do Consumidor |
SAÍDAS PROFISSIONAIS
O Técnico de Marketing poderá, entre outras, desempenhar funções em:
§ Empresas de Comunicação, Marketing e Publicidade
§ Gabinetes de Comunicação de organismos públicos e privados
§ Órgãos de Comunicação Social