Técnico de Marketing

Perfil de Desempenho

O Técnico de Marketing é o profissional qualificado apto a colaborar na elaboração de estudos de mercado e apoiar o estudo do comportamento do consumidor/cliente com o objectivo de ajudar a definir/redefinir segmentos de mercado, permitindo o ajustamento permanente da actividade da empresa com o mercado, e de colaborar na definição das estratégias de marketing-mix e operacionalização de políticas de gestão, centradas nas necessidades e satisfação do cliente/consumidor.

 

Atividades Desenvolvidas

Colaborar na elaboração e realização de estudos de mercado, bem como no apoio à caracterização do perfil do consumidor/cliente alvo da empresa;

- Contribuir para a definição e caracterização do segmento alvo, suportado pelas estratégias de segmentação.

- Operacionalizar políticas de gestão de marketing-mix da empresa, executando tarefas respeitantes à análise dos produtos, preços e vendas

- Operacionalizar políticas de comunicação da empresa, nomeadamente contactando clientes, fornecedores ou outras entidades ligadas directa ou indirectamente à actividade da empresa;

- Operacionalizar políticas de lançamento e promoção de novos produtos;

- Colaborar na definição de políticas de atendimento, acompanhamento e fidelização de clientes;

- Colaborar na elaboração do plano de marketing da empresa, bem como no planeamento e implementação de acções pontuais de marketing, nomeadamente recolhendo e organizando os elementos necessários à sua execução.

 

Plano Curricular

 

Componentes de Formação  
Sócio Cultural Português
Inglês
Área de Integração
TIC
Educação Física
Científica Matemática
Economia
 
Técnica

Comportamento do Consumidor
Comunicação 
Gestão Empresarial 
Marketing

Formação em Contexto de Trabalho

 

 

 

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS

 

O Técnico de Marketing poderá, entre outras, desempenhar funções em:

§  Empresas de Comunicação, Marketing e Publicidade

§  Gabinetes de Comunicação de organismos públicos e privados

§  Órgãos de Comunicação Social